Torcedoras Femininas Vascão

quarta-feira, 21 de abril de 2010

No dia 21 de abril de 1927, o Gigante da Colina deu um importante passo em sua história. Com recursos próprios, o clube inaugurou o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário. Na época, o então mandatário vascaíno Raul da Silva Campos reuniu o presidente da república Washington Luís, o major aviador português Sarmiento de Beires, que havia feito a travessia Rio-Lisboa na aeronave Argos, e alguns conselheiros para realizar o ato simbólico de cortar a fita preta e branca. Localizado na Rua Abílio, hoje General Almério de Moura, o caldeirão vai completar nesta quarta-feira 83 anos de vida. A festa vai ficar ainda mais completa por conta do jogo entre os donos da casa e o Corinthians-PR, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Um empate coloca a equipe do técnico Gaúcho na próxima fase do torneio nacional e presenteia o "aniversariante" com mais um triunfo cruzmaltino.

No dia 21 de abril de 1927, o Estádio de São Januário ainda não tinha o anel que ligava a arquibancada às cadeiras sociais. O local só foi construído no ano seguinte 

 


Mas não será apenas a partida em si ou a vaga nas quartas de final do torneio que vai chamar a atenção de quem for à Colina. São Januário transpira fatos marcantes do futebol e da próprio história do Brasil. A partida de abertura, em 1927, contou com a presença de cerca de 40 mil pessoas e marcou a primeira derrota do time cruzmaltino em sua casa. O Santos venceu por 5 a 3, e o primeiro gol registrado no estádio foi marcado por Evangelista, da equipe paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário