Torcedoras Femininas Vascão

quarta-feira, 21 de abril de 2010

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COM O PRESENTE E O PASSADO DE SÃO JANUÁRIO

Até 1930, São Januário era o mais importante estádio da América do Sul. Foi ultrapassado apenas após a construção do Centenário de Montevidéu, utilizado na disputa da primeira Copa do Mundo. No período entre 1927 e 1950, São Januário abrigou inúmeros eventos políticos e esportivos. A seleção brasileira conquistou o sul-americano de 1949, o então presidente da república Getúlio Vargas discursou na tribuna de honra da Colina, os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial treinaram no caldeirão e até mesmo desfiles de escolas de samba aconteceram no gramado. A fachada é tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

Com 56 anos de clube, o roupeiro Severino de Melo, de 83 anos, já viu de tudo na Colina. Funcionário mais antigo do Vasco após a morte de Murilo da Costa Ribeiro, no início do mês, ele conviveu com grandes nomes do futebol brasileiro. O goleiro Barbosa, o meia Ademir Menezes, o goleador Roberto Dinamite, atual presidente do Gigante da Colina, os rebeldes Edmundo e Romário e o capitão Carlos Alberto já receberam os cuidados do profissional.

- Foram vários jogadores que passaram por aqui e eu pude conhecer. Trabalhei com o Orlando Pessanha, como Bellini, com o Ademir, com o Roberto Dinamite, com o Edmundo – disse Severino, que está sempre nas rodas de brincadeiras dos jogadores vascaínos.

Antes de ingressar no quadro de funcionários do clube, em 1954, Severino teve a oportunidade de acompanhar o Expresso da Vitória. A equipe montada pela diretoria vascaína entre os anos de 1942 a 1952 ganhou praticamente todas as competições que disputou, inclusive o Sul-Americano de 1948.

- Era um grupo maravilhoso, extraordinário. Se colocassem os reservas, o time continuava ganhando de todo mundo. Era como uma seleção – afirmou o funcionário, que também viu a seleção brasileira vencer a Copa América da época, em 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário