Torcedoras Femininas Vascão

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Moradores denunciam ameaça de deslizamento em outro morro de Niterói

Solo do Morro do Céu seria semelhante ao do Morro do Bumba.
Lixão de Niterói, na Região Metropolitana, fica na região.
Apesar da insistência dos moradores, a Prefeitura de Niterói não soube informar se a Defesa Civil esteve no local para avaliar os riscos das casas. O prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, admitiu que estuda a remoção do lixão para um outro local.

Os moradores do Morro do Céu, no Caramujo, em Niterói denunciam a ameaça de deslizamento das casas que ficam no terreno do lixão do município. A cidade foi a mais atingida pela chuva no estado e, até as 20h de quinta-feira (8), contabilizava 105 mortes. 
De acordo com o vice-presidente do conselho municipal de segurança de Niterói, Leandro Santiago de Barros, o Morro do Céu tem o solo parecido com o Morro do Bumba, onde pelo menos 15 pessoas morreram e outras 200 estariam soterradas.

Há 30 anos, o lixão de Niterói era localizado onde se formou o Morro do Bumba. Os moradores temem uma nova tragédia na cidade.

“O aterro sanitário do Morro do Céu precisa de uma avaliação da Defesa Civil, pois tem grande risco de deslizamento e os moradores estão com muito medo”, escreveu por e-mail, ao G1, a moradora Juliana Borges da Rocha.

A Associação de Policiais e Bombeiros Militares Ativos e Inativos (Assinap) entrou com uma ação civil pública para desativação do lixão, em 2007. Por determinação do juiz, o processo foi redistribuído em 2009 e atualmente está na 5ª Vara Cível de Niterói.

A entidade entrou com a ação por ter sido procurada por moradores que alegavam ter problemas de saúde por conta da poluição e das constantes queimadas na área, além de conviverem com o risco de desabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário